Blog

maio 24, 2017

Ataque cibernético em massa

Especialistas acreditam que outro ataque cibernético pode ser iminente; Veja como se proteger

 

Tela com mensagem de vírus
Computadores afetados por vírus de sexta-feira exibiam essa mensagem na tela, em que hackers exigiam o pagamento de “resgate” de US$ 300

Um novo ataque cibernético, ainda mais forte que o de sexta-feira passada, quando 125 mil sistemas de computadores em mais de 100 países foram afetados por um vírus, pode estar iminente, de acordo com especialistas em segurança da informação.

E um dos alertas vem do pesquisador britânico “MalwareTech”, que ajudou a parar o episódio de ransonware (chantagem para desbloquear ou devolver arquivos capturados) conhecido como Wanna Decryptor. Ele crê que esta segunda-feira já poderá marcar uma nova investida.

Também mostrou preocupação o chefe da Europol (a agência policial da União Europeia), Rob Wainwright. Em entrevista à BBC, ele disse que ameaça de ataques cibernéticos é crescente.

Wainright pediu que usuários de computadores ao redor do mundo façam atualizações de segurança em seus sistemas operacionais.

Homem na frente do computador
Analistas de todo o mundo trabalharam para tentar conter o avanço

O vírus se aproveita de uma vulnerabilidade do Microsoft Windows que teria sido identificada pela Agência Nacional de Segurança dos EUA, a NSA – e que fez a Microsoft criar um “patch” (nome dado a um programa gratuito para consertos). Mas muitos usuários não o haviam instalado.

“As pessoas precisam urgentemente instalar o programa em seus computadores”, disse o pesquisador, de apenas 22 anos, à BBC.

MalwereTech descobriu, de forma acidental, uma espécide de “botão de emergência” que desativava o vírus para evitar que seu código fosse estudado. Mas ele adverte que uma nova versão do WannaCrypt pode corrigir a falha.

Como os usuários podem se proteger?

CablesEspecialistas dizem quem é questão de tempo para que os hackers percebam a falha que possibilitou deter o vírus

Mantenha o computador atualizado

O ransomware aproveitou uma falha na segurança do Windows, para a qual a Microsoft já tinha disponibilizado um “patch” há mais de um mês. É impossível atualizar os computadores automaticamente, então usuários devem instalar atualizações de segurança tão cedo elas apareçam.

Não abra emails suspeitos

Uma das maneiras mais usadas para espalhar um vírus é através de emails com arquivos anexados que, quando abertos, tomam conta de seu computador. Não abra mensagens de pessoas ou instituições desconhecidas e tampouco arquivos anexados que pareçam incomuns, mesmo quando enviados por contatos conhecidos.

Faça cópias de segurança de seus arquivos

Uma operação básica, mas que pode garantir paz de espírito em caso de ataques cibernéticos.

Use antivírus

Um conselho antigo, mas efetivo. Programa deste tipo podem deter um ataque ou identificar uma ameaça.

Responsáveis

Darien Huss, da empresa de tecnologia Proofpoint, também espera novos ataques.

“Suspeito que a quantidade de atenção que esse incidente gerou pode fazer com que haja gente trabalhando para desenvolver este vírus”, diz.

Huss não acredita que tenha sido um ataque patrocinado por algum governo.

“Foi um ataque tão simples e tão pouco sofisticado, que isso me leva a crer que se trata de alguém talentoso, mas amador”.

Tela de computador com comunicado do NHS
O Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS) foi atacado

Investigadores estão tentando rastrear os responsáveis pelo ataque.

“Usaremos todas os nossos meios para levar os responsáveis à justiça”, disse Oliver Gower, da Agência Nacional contra o Crime, no Reino Unido, país em que o vírus afetou parte dos computadores de seu sistema público de saúde.

 Fonte:  BBC News
Artigos
fevereiro 1, 2017

Quando investir na TI da sua empresa?

investir na TI

O Brasil é um dos principais investidores no setor de TI da América Latina. Segundo o Gartner, para 2017 esses investimentos devem continuar a crescer não só por aqui, mas em todo o mundo. A previsão é de que o mercado de TI aumente cerca de 2,9% em relação ao ano anterior, principalmente nas áreas de softwares e serviços. Se você estava esperando o momento certo de investir na TI de sua empresa, ele parece ter chegado. Neste artigo, listamos alguns dos principais motivos para te ajudar a tomar essa importante decisão:

A empresa cresceu e a TI tem que acompanhar

Quando uma empresa passa a crescer, para que os negócios possam deslanchar de vez, é importante que todos os setores desta companhia estejam unificados pelo mesmo propósito. Com a área de TI isso não é diferente. Para acompanhar esse avanço, vale investir em uma TI com foco em inovação. Isso oferecerá as melhores e mais recentes tecnologias para os novos desafios de seu negócio, deixando o que for obsoleto de lado.

Ambientes mais seguros e rápidos

Também é importante saber que investir na TI é investir em segurança e rapidez. Somente um suporte técnico preparado poderá orientar qual é o melhor caminho para manter dados e informações importantes a salvo, seja na nuvem ou em um HD criptografado. Além disso, é a TI quem trabalha para garantir que todos os dispositivos de sua empresa funcionem com a rapidez que o mundo moderno exige.

Mobilidade aos usuários

O suporte de TI ainda oferece um outro benefício muito precioso para o mercado de trabalho atual: a mobilidade. É por meio da nuvem que ela chega a seu negócio. Possibilitando, de qualquer lugar, o acesso a arquivos, e-mails, dados, programas, entre outros. Basta ter em mãos um dispositivo móvel e acesso à internet, que a mágica acontece.

Agilidade na resolução de problemas

No dia a dia corporativo, é comum que ocorram pequenos problemas operacionais. Como a máquina que não liga, a internet que caiu ou o software que não funciona. Para manter o fluxo de trabalho de sua empresa em dia, o suporte de TI disponibiliza diversas soluções para qualquer problema operacional que possa surgir. Não deixe de contar com ele para manter as engrenagens de sua empresa sempre rodando.

Fonte: Penso Tecnologia

 

Artigos